/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, abril 22, 2021

AR>>>"A GRANDE FAÇANHA DE UM MENINO"

COM APENAS 9 ANOS, ELE É O MAIS JOVEM  A              ESCALAR O PICO  DAS AMÉRICAS

Tyler Armstrong, este americano de 9 anos se tornou a pessoa mais jovem do mundo a alcançar o topo do monte Aconcágua, a maior montanha das Américas, nos Andes argentinos.
Tyler escalou a montanha com seu pai, Kevin Armstrong, e um carregador tibetano, Lhawang Dhondup. "Qualquer garoto pode fazer isso. Tudo o que eles precisam fazer é tentar. E focar seu pensamento no objetivo", disse Tyler após alcançar o topo da montanha, na véspera de Natal.
Mais de cem pessoas já morreram tentando alcançar o topo do Aconcágua, que está a 6.962 metros do nível do mar.
No ano passado, Tyler já havia escalado o monte Kilimanjaro, o mais alto da África, com 5.895 metros.
"Você pode realmente ver a atmosfera da Terra de lá. Todas as nuvens estão abaixo de você, e é muito frio", contou Tyler.
Kevin Armstrong afirmou que seu filho treinou duas vezes ao dia por seis meses antes de escalar o Aconcágua.
"A maioria das pessoas pode achar que nós, como pais, estamos forçando Tyler a fazer isso, enquanto é exatamente o contrário", disse.
Por causa de sua idade, Tyler precisou de uma autorização especial de um juiz na Argentina para poder escalar a montanha.
Seu pai afirmou que o juiz levou em consideração o fato de o grupo de escaladores estar também pedindo doações para uma organização filantrópica dedicada a pesquisas sobre distrofia muscular.
Antes de Tyler, a pessoa mais jovem a escalar o Aconcágua foi também o americano Mattheus
Moniz, que tinha 10 anos quando chegou ao topo da montanha, em 2008.

domingo, abril 18, 2021

AR>>>-"O ÁPICE DO ALPINISMO"

       Alpinistas escalam rocha de 910m sem equipamentos
Dois americanos concluíram uma das escaladas mais desafiadoras do alpinismo: o lado mais íngreme do paredão rochoso El Capitan (fotos).  Dos colaboradores (Lincoln e Bruno Antonio) EUA
Dois alpinistas americanos conseguiram concluir a escalada do El Capitan, uma íngreme formação rochosa de 910 metros de altura, localizada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Tommy Caldwell, de 36 anos, e Kevin Jorgeson, 30, foram os primeiros a completar a subida pela via Dawn Wall, considerada uma das mais desafiadoras do alpinismo, sem o uso de equipamentos – exceto cordas para evitar quedas fatais. Os dois usaram apenas os pés e as mãos (e, em alguns pontos, os dedos) para escalar a parede quase vertical da rocha. A empreitada demorou 19 dias e os alpinistas dormiam em tendas suspensas.
 Recebidos por familiares no cume – que também pode ser atingido em uma caminhada através de trilhas no Vale de Yosemite –, Caldwell e Jorgenson comemoraram a façanha com garrafas de espumante. "Eu espero que isso inspire as pessoas a procurarem o seu próprio Dawn Wall. Nós trabalhamos por isso por muito tempo, devagar e determinadamente. Acho que todo mundo tem o seu próprio Dawn Wall para completar um dia, e talvez eles possam se espelhar neste projeto", 
 declarou Jorgenson ao jornal The New York Times.

quinta-feira, abril 15, 2021

AR>>>"CIDADES TAMBÉM MORREM"


 ESTA CIDADE  SUÍÇA COM 16 MORADORES LUTA PARA SOBREVIVER!!!
Da mesma forma que muitas comunidades dos Alpes, Corippo experimentou décadas de perda de moradores à medida que gerações mais jovens se mudaram para cidades maiores e capitais para estudar, trabalhar e - o que é compreensível - ter uma vida social.
Hoje, a batalha do município se tornou uma questão de vida ou morte, explica o prefeito Claudio Scettrini. Rachel, Irina, Monica: 'as identidades que me fizeram sobreviver ao Holocausto'As 4 opções não militares para enfrentar o desafio da Coreia do Norte  "Temos apenas 16 moradores", conta ele. "E eu sou o único que trabalha, os demais são aposentados."
"Eu espero que eles vivam até os 90 anos, caso contrário não sobrará ninguém aqui. É realmente trágico."

quarta-feira, abril 14, 2021

AR:" Vulcão risco permanente"

   Erupção de Vulcão, um grave desastre natural
O Monte de Santa Helena é uma preocupação constante dos moradores daquela região e montanhas vizinhas, (foto) inserem-se na Cordilheira Vulcânica das Cascatas, situada no noroeste dos Estados Unidos. Nesta região, o contacto convergente entre a placa Juan de Fuca, progressivamente sobreposta pela placa Norte Americana, gera uma zona de subdução responsável pelo aparecimento deste grupo de vulcões.Num âmbito mais global, podemos incluir esta cadeia vulcânica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma extensa área vulcânica que circunda o limite da placa do Pacífico e que inclui mais de 75% dos vulcões existentes no planeta, incluindo o mais temido de todos o Vulcão Santa Helena, sempre pronto para entrar em ação. Sua última erupção o correu em  2004.
A palavra "Vulcão" deriva do nome  nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcan (e, em grego, Hefestos). Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. No nosso planeta os vulcões tendem a se formar junto das margens das placas continentais. No entanto existem exceções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava resfriada, tendem a ser compostos de  solos bastante férteis para a agricultura.
Os vulcanólogos italianos descobriram que existe uma rocha enorme obstruindo a boca do vulcão, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos. Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar milhões de pessoas em todas áreas de risco, num período de sete dias, incluindo os residentes em Nápoles, hoje a 3a. cidade mais populosa da Italia com mão de 4.500 milhões de habitantes.

segunda-feira, abril 12, 2021

AR>>>" ILHA GRANDE E MORTAL"

Ilha da Queimada Grande é o lugar mais perigoso do mundo?
Isolamento geográfico levou ao surgimento de nova espécie de jararaca que só existe em ilha do litoral paulista. Uma pequena ilha rochosa, escarpada, sem praias e de difícil acesso, localizada a 35 km do litoral de São Paulo. Esse isolamento geográfico levou ao surgimento de nova espécie de jararaca que só existe em ilha do litoral paulista Uma pequena ilha rochosa, escarpada, sem praias e de difícil acesso, localizada a 35 km do litoral de São Paulo, ... De acordo com as biólogas Karina Nunes, hoje na Universidade de Sydney, na Austrália, e Selma Maria de Almeida-Santos, do Instituto Butantã, provavelmente Afonso de Souza e seus oficiais protagonizaram o primeiro... - A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, que se destaca ainda por ter a segunda maior concentração desses animais por área no mundo: 
Essa ilha já recebeu o título de lugar mais perigoso do mundo, e existe uma boa razão para isso.
Pesquisadores estimam que existam entre uma a cinco cobras por metro quadrado na ilha! Além da grande quantidade de serpentes, a espécie em maior número na ilha é a Jararaca-Ilhoa, sendo que seu gênero é o responsável por 90% dos ataques de cobra no Brasil. Estima-se que existam cerca de 4.000 Jararacas-Ilhoa na Ilha.
Uma boa pedida para um tranquilo  fim de semana: "visitar a Ilha (?) (!)...
Se mesmo sabendo esses fatos sobre a ilha, alguém ainda pensar em visitá-la, saiba que essa não é uma opção.
Apesar da ilha estar a apenas 30 km de distância das praias de Itanhaém e Peruíbe, essa ilha tem entrada proibida e só pode ser acessada por meio da cooperação da Marinha do Brasil.
Além disso, é exigido que um médico esteja presente em qualquer visita legal, para o caso de algum ataque acontecer.
A marinha brasileira faz uma visita anual na ilha para a manutenção do farol, que desde a década de 1920, foi automatizado. A ilha também é um laboratório importante para biólogos e pesquisadores, que recebem permissão especial para visitá-la, a fim de estudar as jararacas.

sexta-feira, abril 09, 2021

"JÁ SÃO 6 OS AVIÕES DERRUBADOS INTENCIONALMENTE"

 Com o acidente nos Alpes franceses, são seis os casos de aviões derrubados intencionalmente 
Estão fora da lista atos terroristas que mataram todos os ocupantes dos quatro aviões no 11 de setembro 2001, nos (EUA). O caso atual já está incluído nesta lista, depois dos dados revelados pelos gravadores da torre de controle de voo
O último caso, já está incluído nesta triste lista, depois que comprovar-se que o copiloto   Andréas Lubitz, um doente mental, agiu de forma clara ao lançar o Airbus A320 da Germanwings a uma velocidade de 700 km/hora, contra os Alpes francesesO que é estranho é que seu psicotécnico pedia seu afastamento,  mas ele o escondeu.  Cabia a Germanwings exigir esse documento para exclui-lo da escala. Essa tragédia provocou a morte de 150 pessoas, incluindo o próprio copiloto. Infelizmente, este não foi o único caso em que uma ação deliberada de um tripulante, causador de um acidente que matou muitos adultos e crianças.
vamos apresentar mais cinco casos registrados pela Aviation Safety Network, um centro de pesquisa de acidentes aéreos e problemas de segurança na aviação civil. Desde 1976 foram registrados oficialmente (já incluindo o da Germawings, seis  casos de aviões comerciais que caíram devido à interferência do piloto ou copiloto. A rede americana CNN listou os casos oficiais confirmados, já incluindo .   
2) - Voo 470 da Moçambique Airlines (29 de novembro de 2013) Vinte e sete passageiros e seis tripulantes morreram na queda de um avião no Parque Nacional Bwabwata, nordeste da Namíbia. O acidente aconteceu quando o copiloto deixou a cabine para ir ao banheiro, e o capitão alterou manualmente os comandos da aeronave para que iniciasse uma descida rápida.
3) - Voo 990 da Egypt Air (31 de outubro de 1999) O acidente deixou 202 passageiros e quinze tripulantes mortos ocorreu quando o capitão da aeronave deixou a cabine para ir ao banheiro. Segundo as investigações, ao ficar sozinho, o copiloto começou a repetir “Eu confio em Deus” e passou a mover as alavancas para o movimento de descida. O avião caiu no oceano. . 
4) - Air Botsuana (11 de outubro de 1999) Esse desastre ocorreu em um voo não comercial. Um piloto que havia sido impedido de voar por motivos médicos conseguiu embarcar em um avião ATR-42 da companhia aérea e decolar do aeroporto Sir Seretse Khama, em Gaborone, Botsuana. Ele voou em círculos com a aeronave durante quase duas horas, período durante o qual fez diversas exigências, inclusive a de falar com o presidente de Botsuana. Apesar das tentativas de negociação, o piloto lançou a aeronave contra outros aviões. E ele foi a única vítima.
5) - Voo 185 da Silk Air (19 de dezembro de 1997) A aeronave voltava de Jacarta para Singapura quando, de forma repentina, entrou em trajetória descendente. A queda matou todas as 104 pessoas a bordo. A NTSB, agência de segurança de transporte dos Estados Unidos, concluiu que a queda foi resultado de uma ação intencional do piloto, já que nenhum problema mecânico foi detectado
6) - Voo 630 da Royal Air Maroc (21 de Agosto de 1994) Com quarenta passageiros e quatro tripulantes a bordo, o voo partiu de Agadir rumo a Casablanca. 10 minutos depois da decolagem, no entanto, o avião se chocou contra a Cordilheira do Atlas. Acredita-se que o comandante desligou o piloto automático e lançou a aeronave contra as montanhas intencionalmente.

quarta-feira, abril 07, 2021

"A IMPORTÂNCIA DO CANAL DE SUEZ"

HÁ POUCOS DIAS  UM CARGUEIRO ENCALHADO, MOSTROU AO MUNDO A REAL IMPORTÄNCIA DO CANAL DE SUEZ
Situado entre o Mares: Mediterrâneo e Vermelho. o canal tem cerca de 190 km de extensão e entre 70 e 125 m de largura, e a uma profundidade que varia entre 8 a 12 metros. O Canal divide o Egito africano e a Península do Sinai. Esta notável obra de engenharia faz parte de importantes rotas do comércio mundial.
Em 1848 instituiu
-se uma sociedade internacional para construir o canal, embora a preponderância fosse claramente francesa, o engenheiro-chefe da construção era o francês, Ferdinand de Lesseps. As obras tiveram início em 1859, e em 17 de novembro de 1869 foi inaugurado por Eugenia do Montijo, mulher de Napoleão III, rei de França. Em 1956 foi nacionalizado pelo Egito, causando uma onda de protestos em nível internacional. Em junho de 1967, o canal foi ocupado por Israel gerando um conflito entre israelenses e árabes. Em novembro de 1974, o Conselho de Segurança da ONU exigiu, com os votos favoráveis dos EUA e da URSS, a retirada militar da França, Grã-Bretanha e Israel, e decidiu enviar uma força internacional de paz ao canal, da qual fez parte o Brasil, através do Coronel Fares (meu primo Fares) hoje na reserva da FAB. Com a retirada do Sinai, e das tropas dos Países citados, o canal foi reaberto e em seguida e recuperado pelo Egito. Para se ter uma ideia da importância do Canal de Suez, saiba que ele poupa à navegação entre os Oceanos: Índico e o Atlântico e encurta em 9.000 km evitando a travessia pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.
Ao contrário do canal do Panamá, o Canal de Suez é destituído de comportas ou  eclusas, isso é explicado pelo fato de não haver desníveis ou diferenças entre o nível do mar ao longo do trajeto.
Mais um dado que mostra a importância do canal. Nele ocorre o fluxo de 15% do transporte mundial, ou seja, cerca de 20 mil navios que o atravessam a cada ano.

segunda-feira, abril 05, 2021

PEÇONHA MORTAL, TAMBÉM SALVA VIDAS

Quem poderia imaginar que um dia animais peçonhentos que aterrorizam a maioria das pessoas, como esta cascavel (foto), taturanas e escorpiões, teriam seus venenos mortais  usados em substâncias terapêuticas para salvar vidas preciosas.   
Substâncias letais produzidas por alguns animais têm sido fonte de pesquisa para o desenvolvimento de novos medicamentos. O veneno da cobra cascavel (foto) continua apresentando grandes progressos. Cientistas do Instituto Butantã, descobriram já há algum tempo, o efeito analgésico com potência superior à morfina, com duração de efeito de três a cinco dias. "Já sbemos que ele é efetivo em dores agudas e crônicas" explica a biomédica Yara Cury, coordenadora do estudo.
Um outro grupo de cientistas do Butantã vem avançando no desenvolvimento de um remédio contra a trombose a partir do veneno de uma espécie de taturana, a Lenomia oblíqua -- responsável por uma série de envenenamentos no Sul do país há cerca de uns 15 anos.
A pesquisa para desenvolver de um soro contra o veneno, revelou  à descoberta de que ele provocava hemorragia nas vítimas, levando os cientistas desconfiarem de que a substância poderia agir sob os coágulos que se formam no sangue. Confirmada a suspeita, os pesquisadores já conseguiram isolar a  proteína responsável pelo efeito anticoagulante, que está sendo testado em animais. Do outro lado do mundo, em Cingapura (Ásia), um grupo de pesquisadores  já anunciou há algum tempo ter isolado 23 toxinas terapêuticas de escorpiões e cobras. Entre elas, um antiinflamatório extraído da jibóia, que já está em testes em animais e pode ser útil no tratamento de artrite e de algumas lesões cerebrais    

sexta-feira, abril 02, 2021

AR>>>UM CAMPEÃO DO NOSSO BLOG

JALAPÃO: O IMPROVÁVEL E O IMPOSSÍVEL JUNTOS
Crédito para a Turma do Trilhas e Aventuras: http://www.trilhaseaventuras.com.br/
Fotos: (1) - Parque Nacional do Jalapão com suas dunas verdadeiras formadas por areia fina e dourada; (2) - Rodeado por bananeiras esta é uma das mais incríveis atrações do Parque: o fervedouro que recebeu este nome por que suas águas dão a impressão que estão sempre fervendo. Na verdade essa sensação é causada por centenas de minas ascendentes que não deixam o corpo afundar; (3) - Sobrevoo(4) - A Cachoeira da Velha, com duas quedas em forma de ferradura com 25 m de altura e 100 m de largura. Infelizmente, o espaço do blog não permite que apresentemos outros pontos turísticos. Para entender o Jalapão só indo lá.
Conhecer o Jalapão é conhecer o improvável e o impossível juntos. Improvável pois, andando de carro pelas estradas, observando o cerrado em volta, não se imagina que vai encontrar tanta água e tão limpa como você encontra. Também não parece provável encontrar formações rochosas como lá existe. Tampouco uma duna verdadeira, de areia tão fina e dourada que parece... ouro em pó. Impossível existir um local como o Fervedouro: você simplesmente entra num olho de mina gigantesco (aliás, dezenas de minas) e simplesmente não consegue afundar. O constante movimento ascendente da água quer jogá-lo para fora. Lá você conhece a "areia liquida". Só vendo para entender. O ideal é entrar por Ponte Alta do Tocantins (alcançada através de Brasília, Alto Paraíso e Natividade) e fazer o passeio inverso, até a Cachoeira da Formiga. Depois, a não ser que você esteja em viagem para o norte, o melhor é retornar pelo mesmo caminho. A estrada é toda em areia e pedra, sendo necessário pelo menos uma picape com tração traseira (no período das secas). O ideal é um 4x4, mesmo original. Não existe nenhuma infra-estrutura a partir de Ponte Alta, portanto, leve comida, material de Camping e combustível sobressalente. O percurso é superior a 400 km sem abastecimento e com alto consumo.
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