/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, maio 29, 2010

--FS-- "Arquivos de um Repórter"

Maior barreira de corais do mundo pode desaparecer Ohlando esta foto, Você já pode imaginar o espetáculo que é uma fileira de Corais que se estende por milhares de quilômetros, e que somente pode ser vista por completo por um astronauta no espaço? Ela é formada por uma infinidade de anéis como em uma corrente. Equivocadamente muitos pensam que a barreira é contínua, mas não é. São zilhões de formações coralinas com várias formas diferentes umas próximas das outras, mas que na maior parte não se tocam, e muitas vezes estão até mesmo a dezenas de quilômetros da formação vizinha. A Grande Barreira de Coral gera mais de 4 bilhões de dólares anualmente para a Austrália, e recebe cerca de 2 milhões de visitantes a cada ano, com cerca de 1500 barcos operando diversos tours.
Porém,o que mais nos sensibiliza é saber que esta grande Barreira de Coral considerada o maior recife de corais do mundo, com uma extensão de cerca de 2.300 km, junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland, corre risco de um dia desaparecer. A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1.500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, de 5.000 a 8.000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1.330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área é também notória pela presença de cubozoários, grupo de cnidários conhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem.
Geografia da AustráliaA maior parte da geografia da Austrália é composta por desertos ou zonas semi-áridas — 40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia. Só os cantos sudeste e sudoeste têm um clima temperado e um solo moderadamente fértil. A parte norte do país tem um clima tropical: parte é floresta tropical, parte são pastagens e parte é deserto. A Grande Barreira de Recifes, o maior recife de coral do mundo, situa-se a pouca distância da costa nordeste e estende-se por mais de 1.200 quilómetros. O Uluru (conhecido como Ayers Rock até 1986), é o maior monolito do mundo e situa-se na Austrália central.
No próximo Fim de Semana, mais um assunto palpitante neste MUNDO INSÓLITO

Um comentário:

  1. Uma imagem maravilhosa que a natureza insiste em nos mostrar, pena que nem sempre o homem saiba apreciá-la sem causar-lhe algum dano.

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */