/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, abril 05, 2013

RESGATES DA NOSSA HISTÓRIA (1)

 Comissão da Verdade decide investigar fim de companhia aérea
                      
Caravelle da Panair, foi primeiro jato comercial a voar no Brasil

A Comisão da Verdade vai investigar casos de empresas que foram caçadas pelo Regime Militar.
Emcabeçando a lista, a companhia aérea Panair do Brasil (cuja foto mostra um DC-7c estacionado no aeroporto de Congonhas-São Paulo.) 
Rosa Cardoso, membro da comissão, se encontrou semana passada, com Rodolfo Rocha Miranda, um dos herdeiros da empresa, que teve suas atividades "encerradas" em 1965. "O governo determinou a suspensão de todas as linhas da Panair, sem qualquer processo administrativo, por meio de decreto", disse Miranda. Ele é filho de Celso da Rocha Miranda, um dos fundadores da Panair. Segundo ele, a amizade de seu pai com Juscelino Kubitschek foi uma das razões políticas para as investidas de militares contra a companhia área.  O criador da Panair chegou a ser investigado por agentes do SNI (Serviço Nacional de Informações) sob a acusação de enriquecimento ilícito. Para o professor de história Carlos Fico, da UFRJ, o caso já foi muito estudado e a comissão contribuiria mais se investigasse episódios pouco conhecidos. A representante da comissão avaliou que a história dos empresários da Panair pode se enquadrar em um caso de violação dos direitos humanos. "A lei da tortura trata não apenas da tortura física, mas também da mental. E esses empresários foram torturados com as acusações que sofreram naquele período", disse. 
NOSSO COMENTÁRIO: Na ocasião, além do fechamento da melhor empresa da nossa aviação de todos os tempos, em cujas aeronaves prevalecia o requinte, tanto nos voos domésticos, quanto nos internacionais. pois nas suas aeronaves viajavam as maiores personalidades deste país que não trocavam a Panair por qualquer empresa internacional por mais renome que tivesse. Até a nossa Seleção Brasileira de Futebol conquistou seus dois primeiros titulos (58 e 62) voando nas asas da Panair do Brasil. Simultaneamente o Grupo Simonsen, por motivos que agora estão sendo apuradosa acabou também, perdendo a concessão da Rede Excelsior de televisão, uma verdadeira escola na história da nossa TV. É difícil comparar a Panair  eTV com "suas" substitutas (?)                                                                  Seleção Brasileira chegando do Chile trazendo na bagagem o bicampeonato mundial  

QUIZ A pergunta de ontem: O que é Wall Street?

Resposta: É o nome da rua onde está localizado o mercado financeiro em Nova York. Em 1635 construíram um muro na parte sul de Manhattan para proteger a cidade dos índios. O muro foi destruído e a rua construída em seu lugar ganhou o nome de Wall Street (Rua do Muro). Depois de 50 anos, foi tomada por comerciantes e bancos de investimento e logo tornou-se o centro financeiro dos Estados Unidos.A pergunta do dia: “O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?” Amanhã a resposta.
                                                                                                             





Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */