ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
terça-feira, abril 19, 2016
AR-DIÁRIO: "TECNOLOGIA AVANÇADA"
B-12: O AVIÃO DE GUERRA INVISÍVEL
Este é o B-2, o avião "invisível" o aparelho militar mais caro do mundo e que raramente abandona seu hangar climatizado, mas, quando voa em missão de ataque, é espetacularmente efetivo para iniciar uma guerra. Seu objetivo é penetrar em território inimigo e "derrubar a porta" na primeira noite de um conflito. O B-2 executou essa missão em Kosovo e no Afeganistão. Sua utilização foi criticada por especialistas que acreditam que se trata de um "rei do hangar", muito caro para se arriscar em apenas uma batalha. Com um custo de US$ 2,1 bilhões por exemplar, o B-2 tem design e pintura especiais, que absorvem as ondas de radar e o tornam quase impossível de ser detectado. O coronel Doug Raaberg, comandante dos B-2 da Força Aérea dos Estados Unidos, admitiu que o aparelho não é absolutamente invisível, mas esclareceu: "Quando nos encontram, já fomos". Isso transforma o avião numa arma poderosa para atacar alvos muito bem protegidos, como bunkers de líderes, centros de comando, aeroportos, centros de defesa área ou radares. Os Estados Unidos possuem 21 aviões do tipo B-2, construídos pela empresa Northrop Grumman, que entraram em serviço em 1989.O avião pode transportar bombas de 900 quilos guiadas por satélites, entre elas as perfuradoras de bunkers. O B-2 também é o único avião militar americano capaz de lançar bombas GBU-37 de 2.250 quilos, que têm poder suficiente para perfurar rochas e concreto antes de explodir. Cada aparelho pode transportar oito dessas bombas, o que o coloca na condição de principal candidato para qualquer missão com o objetivo de matar o presidente iraquiano, Saddam Hussein. Também pode transportar 16 mísseis ar-terra JASMIM, de 290 quilômetros de alcance, e bombas JSOW, que disseminam bombas de fragmentação.O problema desses aviões é sua delicada manutenção e conservação. Sua pintura de cobertura é muito sensível ao calor e à umidade, e requer uma atenção extrema depois de cada missão.Nos conflitos anteriores, o manual de manutenção obrigava seu retorno à base aérea de White man (Missouri) depois de cada incursão. Durante a guerra no Afeganistão, os dois homens de sua tripulação tinham que voar 44 horas entre ida e volta ao objetivo, o que obrigava vários reabastecimentos durante cada missão.Para evitar esses inconvenientes, a Força Aérea possui agora hangares especialmente climatizados na ilha Diego Garcia, no Oceano Índico, e em Faiford (Inglaterra). Estacionados mais próximos do golfo Pérsico, poderão realizar um número maior de missões.
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário