ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
segunda-feira, julho 12, 2010
"TODAS AS COPAS" (20a. em 2014 no Brasil) (encerramento da série)
Muito mais do que estádios, os projetos das novas arenas agregam tecnologia e serviços como lojas, hotéis, e até escritórios. Algumas estarão no Brasil na Copa de 2014.Hoje, apresentaremos algumas maquetes dos estádios que estarão sediando a XX Copa do Mundo-2014, a ser disputada no Brasil. O mapa assinala todas as cidades que estarão sediando a Copa, depois de 64 anos, e as maquetes de alguns estádios: (1) - Salvador - Em homenagem a nossa primeira capital, começamos pelo pojeto do novo estádio da Fonte Nova, para 44 mil pessoas; (2) -Rio de Janeiro- Seguindo a mesma ordem, projeto do estádio do Maracanã, para 92 mil pessoas e que, a exemplo da fatídica Copa de 50, deverá também, ser o palco da decisão de 2014. (3) - Brasilia - A nossa atual capital, e como ficará o novo estádio Mané Garrincha, para 76 mil pessoas; (4) - Cuiabá, estar´também participndo do Mundial, com esse belo projeto de reforma do estádio José Fragelli, para 42 mil pessoas; (5) - Manaus - Bastante arrojada será a reforma do estádio Vivaldão, com capacidade para 50 mil pessoas; (6) - São Paulo - E finalmente, como será o novo visual do estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) que terá capacidade para 67 mil pessoas e aspira sediar a partida de abertura da Copa. e (7) - Fortaleza (à dir.) - Estádio Gov. Plácido Castelo (Castelão) com capacidade para 60 mil espectadores.Ainda, a maioria dos nossos estádios, resume-se num campo de futebol e arquibancadas. Pois a ociosidade, desses estádios, vai mostrando aquilo que já é praticado em vários países do exterior. Além de prezar pela segurança e conforto dos torcedores, as novas arenas, algumas construidas na nova concepção e outras que vão sendo reformadas, mostram-se ecológicamente corretas e funcionam como centos de lazer. O novo estádio do clube italiano Fiorentina, por exemplo, contará com o primeiro parque temático do mundo dedicado ao futebol, além de rede hoteleira, como o estádio de Genebra, na Suiça, o primeiro a contar com hotel.
Projetos “O estádio não é somente um local para jogos de futebol. Ele é um edifício que provoca impacto ambiental e serve como grande referencial urbano. O Maracanã, no Rio de Janeiro, por exemplo, é um importante ponto de visitação”, garante o especialista em estádios brasileiros Marcos Paulo Cereto,coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Luterana do Brasil, em Manaus (AM). Em Barcelona, na Espanha, há dois projetos arquitetônicos para o Estádio Camp Nou, que é considerado o maior da Europa. O primeiro e mais antigo é do arquiteto britânico Norman Foster, que pretende aumentar a capacidade do local dos atuais 100 mil para 110 mil lugares. Já o segundo é do catalão Emil Vidal, que sonha em mudá-lo para uma ilha artificial no Mar Mediterrâneo, ligada ao continente por uma ponte, e que, ao abrigar 150 mil pessoas, se igualaria ao maior estádio do mundo, o Rungnado May Day, na Coreia do Norte. A tônica dos projetos recentes parece ser aproveitar a paisagem e as áreas ao redor dessas edificações. “Como a construção e a manutenção desses espaços são muito caras, uma saída é fazer com que ele funcione com centros de entretenimento e não dependa apenas da renda dos jogos. Um exemplo de como isso pode ser lucrativo é a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, que tem uma espécie de minicidade com lojas, hotel e centro de escritórios”, explica Cereto a respeito do projeto que deverá estar pronto para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.Outro projeto para a Copa 2014 que chama atenção é a reforma do Castelão, em Fortaleza (CE), (foto à direita), merece um destaque especial, porque, segundo anúncio, se tornará o primeiro estádio do mundo a utilizar energia eólica, obtida do vento. Com capacidade para 60 mil torcedores, ele será coberto e, após o evento, a área ao redor abrigará centros olímpicos e de entretenimento. “Há tendência mundial de preocupação com o meio ambiente. Por isso, aproveitaremos a vantagem do Ceará ter bons ventos e despontar como um dos maiores parques mundiais de energia eólica”,
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário