/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, junho 13, 2010

Curiosidades do Futebol (A evolução da bola)

 A evolução da bOla, na idade média
A vida dos trabalhadores, até o século 19, não deixava muito tempo para o esporte. As pessoas trabalhavam seis dias por semana e esperava-se que fossem à igreja no domingo e, certamente, não se deixariam perder em nenhuma atividade violenta em dia sagrado. Mas a revolução industrial na Inglaterra levou a uma mudança na forma com que as pessoas comuns viviam. Um novo maquinário estava sendo usado na terra, tornando o trabalho no campo estava menos intenso, mas, ao mesmo tempo, as máquinas estavam sendo desenvolvidas nas fábricas, e milhares de pessoas trocavam a vida no campo para ir para as cidades trabalhar.
O trabalho na fá
brica era duro, sem imaginação e repetitivo, mas, geralmente, o trabalho terminava aos sábados na hora do almoço. Os homens precisavam relaxar do trabalho duro da semana e, então, o futebol se tornou a saída ideal. E, como o jogo se espalhou rapidamente no final do século 19, as ligas foram formadas e a necessidade de equipamento, a bola em particular, se tornou, de fato, muito importante. Na década de 1870, o profissionalismo começou a engatinhar no jogo, ainda que ilegalmente, até que um escocês chamado J. J. Laing admitiu estar sendo pago pelo Sheffield Wednesday. Em 1885, a FA decidiu que tinha que fazer algo sobre a prática crescente de pagamentos encobertos, tornando-os oficiais, mas com certas restrições nas transferências entre clubes e onde um jogador deveria viver, para que ficassem com um pequeno poder de barganha. Mas, dessa maneira, os primórdios do jogo profissional tinha nascido. Nos tempos medievais, as bolas de futebol eram feitas de qualquer coisa que pudesse ser chutada. como este porta-vinho de couro antigo. (na foto acima). Na Inglaterra, os aprendizes medievais jogavam uma forma grosseira de futebol pelas ruas das cidades, normalmente usando bolas feitas em casa, como frascos de vinho de couro cheios de algo como pedaços de cortiça. Esses grupos de jovens correndo pelas ruas da cidade chutavam, empurravam, conduziam e geralmente forçavam a bola até o gol. Na Inglaterra, também a monarquia, com freqüência, tentava parar tais atividades, foi quando o Rei Edward III decidiu proibir o futebol por razões militares – já que as tropas preferiam o jogo a lutar ou mesmo praticar seu arco e flecha. Em algum momento desconhecido, alguém descobriu que as bexigas de porcos infladas eram boas para os chutes, e repicavam extremamente bem, e foram incorporadas em muitos jogos. Não está clara como a bexiga era inflada, mas há evidências, daquele tempo, de bombas simples sendo usadas para inserir o ar na ‘bola’. Se o repique da bola era inteiramente imprevisível por causa da forma da bexiga, então isso era somado à diversão. O problema era que a ferocidade, e a violência destes jogos da plebe, frequentemente, provocavam o rompimento da bola. Então, as bolas começaram a ser revestidas de couro para serem mais resistentes até chegarmos a bola da Copa-2010<Adidas Jabulani e bola oficial da Copa do Mundo da FIFA.
Não apenas
as equipes tem se classificar para a Copa do Mundo, a bola oficial teve também que se submeter aos testes da FIFA Quality Concept para o futebol. Após análise cuidadosa, ele foi premiado com o selo da FIFA APPROVED, selo este que tem tirado muito sono dos goleiros!.
Agora estamos ansiosos para a Copa do Mundo da FIFA na África do Sul, onde adidas Jabulani irá desempenhar o papel principal e podem proporcionar muitos momentos emocionantes na sua qualidade comprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */