/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, outubro 26, 2010

O MAIOR MERGULHO DA HISTÓRIA

A maior profundidade do oceano! Até que ponto o homem conseguiu descer? Podemos observar nesta bela ilustração proporcional, a montanha mais alta do planeta com o maior buraco no fundo do mar: A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, no Oceano Pacífico, com 11.500 metros de de profundidade, Assim, para ir do ponto mais alto ao mais profundo do planeta, seria preciso percorrer 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser 2.652 metros mais alto para para ficar equivalente a fossa das Ilhas Marianas, uma espécie de vale submarino, cuja sua parte mais profunda, equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos.
Hoje, além de conservarmos a parte principal da matéria anterior, vamos esclarecer essas duas dúvidas dos nossos prezados internautas:
"Explicações científicas sobre as Fossas das Ilhas Marianas: 1- Estão localizadas no Oceano Pacífico, na fronteira convergente entre as placas plactônicas do Pacífico e das Filipinas. Geológicamente, a fossa das Marianas é o resultado de uma zona de subducção, que signifíca área de convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. 2- A depressão Challenger é o ambiente mais extremo da Terra. A pressão da água é de inimagináveis 11 mil toneladas por m² ou 1.100 vezes a pressão atmosférica. Para se ter uma idéia do que isso representa, submarinos militares normalmente só conseguem descer no máximo a 300 metros, e o gás de cozinha (GLP) de um botijão doméstico está sob uma pressão de “apenas” 150 toneladas por m² ou 15 vezes a pressão atmosférica. 3- Alem disso, a região da fossa das Marianas é suscetível a terremotos submarinos, e a temperatura da água é de poucos graus acima de zero. Fendas lançam lavas vulcânicas e fontes hidro-termais lançam jatos de água que alcançam a temperatura de centenas de graus, sob escuridão total. 4- Somente uma máquina conseguiria levar um ser humano a depressão Challenger e trazê-lo com vida. Essa ousadia coube a Jacques Piccard, oceanográfico suiço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana, no dia 23 de janeiro de 1960, a bordo do submergível Trieste (foto). Essa histórica descida levou cerca de 5 horas e a volta pouco mais de 3 horas. 5- As características do Trieste: Ele possui uma esfera de aço de 13 toneladas, com 1.9 metro de diâmetro interno, 2.027 metros de diâmetro externo e 12.7 cm (5 polegadas) de espessura, com capacidade para 2 tripulantes. Foi usada a liga de aço mais resistente do mundo, a HY-100. A janela, de formato cônico, é feita de um acrílico especial mais resistente que o quartzo fundido, com diâmetro interno de 6 cm, externo de 40 cm e espessura de 15.24 cm (6 polegadas). A força total exercida sobre a esfera de aço a 11 mil metros de profundidade é de indescritíveis 140 mil toneladas, 40% a mais do que o peso de um porta-aviões classe Nimitz. Obrigado a todos que têm demonstado muito interesse por esta matéria. Em homenagem a Eles estamos reprisando esse assunto tão apaixonante.

Um comentário:

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */