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sexta-feira, janeiro 24, 2014

ARQUIVO ESPECIAL (Uma rara colisão aérea)

Um caso em 200 milhões de vôos
Aviões se chocam à altitude de 11 500 metros sobre a AlemanhaO choque entre um Tupolev russo e um Boeing 757 a 11.500 metros de altitude sobre a Alemanha, aconteceu há quase 12 anos, em julho de 2002,num tipo raríssimo de acidente aéreo. De acordo a Air safe, empresa americana especializada em segurança aérea, os aviões comerciais realizaram 400 milhões de decolagens desde 1960. Nesse período foram registrados apenas quinze choques em voo, a maior parte deles no trânsito congestionado perto dos aeroportos. Apenas dois ocorreram quando as aeronaves estavam em nível de cruzeiro, acima de 9.000 metros de altitude, o que dá a média de um caso a cada 200 milhões de vôos. Como isso pode ter acontecido? Os dois aparelhos decolaram de pontos distantes do planeta–Moscou e Manama,em Bahrein (Golfo Pérsico). Um viajou 4.200 km e o outro cerca de 2.000 até o local do acidente. Uma diferença de segundos no roteiro de cada um e o choque não teria ocorrido.
Foto de alguns dos estudantes que estavam no avião russo: Um "prêmio" para bons alunos
O Tupolev da empresa aérea do Bashkortostão saiu de Moscou quando o relógio marcava 18h48 pelo horário de Greenwich, usado pelos pilotos. A maioria dos passageiros do voo BTC 2937 tinha 12 anos de idade. Eram todos alunos de uma escola em Ufa, no Bashkortostão. A viagem era um prêmio pelo bom desempenho escolar. Junto com acompanhantes, passariam férias num hotel a 90 quilômetros ao sul de Barcelona. 
Quando percebeu que os dois aviões estavam prestes a colidir, o controlador de tráfego aéreo de Zurique, que supervisiona a região sul da Alemanha, pediu desesperadamente ao piloto russo que desviasse para baixo. Faltavam apenas 44 segundos para o choque, tempo muito curto para evitar uma catástrofe. É preciso, pelo menos, 90 segundos para manobrar com eficiência e segurança. Por 14 segundos não houve resposta, e o controlador voltou a contatar o Tupolev 154. Quando o piloto russo finalmente fez a manobra para perder altitude, o equipamento do Boeing 757 da DHL que avisa sobre a iminência de um choque já havia sido acionado. Imediatamente, o Boeing também começou a descer. O choque ocorreu às 21h43, com os aparelhos voando à velocidade de cruzeiro, em torno de 900 quilômetros por hora, sobre a fronteira Suíça e Alemanha.

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