/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, abril 21, 2014

CONTRARIANDO UM PROVÉRBIO POPULAR"

 SOBRE O LAGO DE  MARACAÍBO VENEZUELA, RAIOS CAEM  MILHARES DE VEZES NA REGIÃO DO CATATUMBO
Contrariando um provérbio que usamos no Brasil, que diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Contrariando o adágio, hoje falaremos de um lugar em que mais da metade do ano, o céu é tomado por raios sobre a Foz do Catatumbo (fotos).
EXISTE UM LUGAR NO NOROESTE DA VENEZUELA em que relampeja mais ou menos 200 noites por ano. O clima é assim hostil sobre o lago Maracaibo, na foz do rio Catatumbo.São tantos raios que os marinheiros, por séculos, navegam à luz dessas descargas, visíveis a 160 quilômetros mar adentro. O antigo povo yukpa acreditava que os coriscos em tons azul, rosa e branco – os “relâmpagos del Catatumbo” – eram causados pelos vaga-lumes. Quando os insetos se deparavam com espíritos ancestrais, ocorria o fenômeno.

O cientista Ángel G. Muñoz, da Universidade de Zulia, em Maracaibo, explica que, na região, os ventos quentes e úmidos do Caribe encontram as correntes de ar frio dos Andes. Decorre daí as tempestades. Como, ali, há muitos manguezais e jazidas de petróleo, existe também, muito metano. A concentração desse gás faz ocorrerem os raios de maneira intensa. O caso é que o fenômeno tem se tornado maior a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */