/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, julho 14, 2016

AR-DIÁRIO- "Heróis Mergulhadores"...

                          MERGULHO NA SUJEIRA
Águas poluídas dos rios Tietê e Pinheiros, em S. Paulo, são exploradas pelo mergulhador Leonídio Rosendo dos Santos há quase 30 anos.  
al
O mau cheiro que faz qualquer motorista ou pedestre querer fugir das marginais dos rios Tietê e Pinheiros, na capital paulista, não espanta José Leonídio Rosendo dos Santos, de 48 anos. Há cerca de 25 anos ele mergulha nas águas sujas que cruzam a região metropolitana mais populosa do País.
Santos (foto), é prestador terceirizado de serviços, mergulha para resolver os mais diferentes problemas debaixo d’água, como ajudar no resgate de equipamentos que caíram em um dos dois rios e na limpeza de grades e dutos. “Lá embaixo, não se enxerga absolutamente nada. Vou pelo tato”, conta.
Perto do rio, pronto para mergulhar, ele parece mais um astronauta rumo ao espaço, com o capacete especial e o uniforme impermeável feito de PVC, que se adapta ao punho e ao pescoço. “Dá para entrar de smoking por baixo do uniforme, que não molha.”
Nem sempre foi assim. Segundo Santos, que fez seu primeiro mergulho no Tietê em 1988, ele usou roupas isotérmicas, aquelas usadas no mar, até 1993. “Nunca tive nem frieira no pé, mas colegas já amputaram dedo, mão e pé, porque o membro necrosou. É um ambiente altamente agressivo”, relata.
Em seu trabalho, o mergulhador já encontrou de tudo nos rios: pneus, geladeiras, fogões, sofá e até uma mala com a quantia de R$ 2 mil. “A partir daí, os (outros mergulhadores que fazem o mesmo trabalho) pulavam quando viam uma mala. "Até que abrimos uma que tinha um corpo esquartejado dentro. Aí ninguém mais quis pegar”, diverte-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */