O PESCOÇO DA FORMIGA
ENGENHEIROS MECÂNICOS ficam impressionados com a habilidade da formiga de levantar cargas muito mais pesadas do que ela mesma. Para entender como ela consegue isso, engenheiros da Universidade do Estado de Ohio, RUA, criaram modelos em computador para estudar como funciona o pescoço da formiga, bem como sua anatomia e propriedades físicas. Eles criaram esses modelos usando imagens transversais de raios-X e simulações que medem a resistência do pescoço da formiga.
O pescoço é uma parte importante da formiga, pois precisa suportar todo o peso da carga que ela carrega na boca. Ele contém tecidos moles que se ligam ao exoesqueleto do corpo e da cabeça como se fossem dedos entrelaçados. Um dos pesquisadores diz: "O formato e a estrutura dessa ligação são importantes porque mantém mais forte a junção entre a cabeça e o corpo e ajudam o pescoço a suportar enormes cargas". Os pesquisadores acham que entender bem como o pescoço da formiga funciona vai ajudar a projetar mecanismos robóticos mais eficientes.
O que você acha? Será que o pescoço da formiga, com seu sistema mecânico complexo e interligado, é resultado da evolução? Ou teve um projeto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário