/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, julho 25, 2016

 ERUPÇÃO VULCÂNICA CRIA ILHAS GEMEAS NO JAPÃO
 Este fenômeno é conhecido como uma erupção “Surtseyan”, em homenagem a uma ilha da Islândia que se formou precisamente seguindo o mesmo caminho em 1963. Mas três dias depois de descobrir a ilha, a Força de Autodefesa Marítima Japonesa notou que o estilo da erupção havia se alterado. (fotos UOL)

vulcao ilha japao
Um vulcão japonês que até agora estava oculto está se levantando no Oceano Pacífico. Um novo estudo publicado na revista Geology traçou a evolução notável de duas ilhas mais jovens do mundo, revelando como elas se formaram em duas fases incrivelmente explosivas.

A cerca de 1.000 km ao sul de Tóquio fica a ilha de Nishinoshima, uma ilha vulcânica que foi vista pela primeira vez em erupção em 1973. Este pedaço de rocha é a ponta de um vulcão submarino muito maior, que tem cerca de 3 quilômetros de altura e talvez 94 km de circunferência em sua base.
 
Ambiente propício para vida
As ilhas siamesas permanecem em atividade vulcânica em 2016; a lava ainda está esporadicamente entrando em erupção na superfície e criando novos pedaços de terra. Na verdade, uma vez que a erupção começou, cerca de 80 piscinas olímpicas de lava foram produzidas a cada dia.

O mais importante é que a terra vulcânica é extremamente favorável à vida. Como as oliveiras nos arredores do Monte Etna e as densas florestas ao redor do Monte Fuji mostram, biologia complexa pode ser suportada nos flancos destas monstruosidades. O novo Nishinoshima não é exceção, e as aves já estão fertilizando-o – um pouco sem cerimônia – com o seu cocô e vômito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */