ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
quinta-feira, julho 28, 2016
AR-DIÁRIO: "O Pico da Neblina"
UM PONTO IMPORTANTE DO BRASIL, QUASE ESQUECIDO...O Pico da Neblina, está localizado, no norte do Amazonas, na Serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 3 mil metros de altura. Para sermos mais precisos faltam pouco mais de 6m para esta conta redonda. (A medição revista por satélite/GPS pelo IBGE em 2004 é de 2.993,78m.). Ele dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado, localizado no município de Santa Isabel do Rio Negro, mas a cidade mais próxima é São Gabriel da Cachoeira. O segundo ponto mais alto situa-se a meros 687 metros da fronteira com a Venezuela no Pico 31 de Março, conforme determinado por uma comissão demarcadora de fronteiras em 1962. Outra curiosidade é que no ponto mais alto do pico, há um marco divisor dos Hemisférios Norte e Sul. Oficialmente só em 2005 o cartógrafo Marco
Aurélio de Almeida Lima, membro da expedição do Projeto Pontos
Culminantes do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia (IME), tirou as
novas medidas após 36 horas de medição usando um aparelho de GPS. A
nova medição determinou que o pico era aproximadamente 20 metros mais
baixo do que se pensava.
Na realidade, o Pico da Neblina teria sido descoberto na década de 1950 pelo então comandante Mário Jucá, a bordo de um DC-3 da Panair do Brasil (foto ilustrativa), ao sobrevoar o pico num raro momento em que ele não estava encoberto pela neblina, numa época que se acreditava ser o Pico da Bandeira o ponto mais alto do Brasil. Na época não existiam instrumentos de precisão como o GPS, porém o comandante teria chegado a essa conclusão baseado apenas no altímetro de sua aeronave. Se para nos o pico era desconhecido, para os venezuelanos ele já era conhecido com o nome de Cerro Jimé, e a área da montanha já tinha sido visitada em 1954 numa expedição do ornitologista venezuelano (filho de americanos) William H. Phelps,Jr. Em sua homenagem, o pico é chamado de Cerro Phelps na Venezuela.
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário