/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, maio 12, 2016

AR-DIÁRIO: "ENÍGMA"...

ATLÂNTIDA,MITO OU REALIDADE?
(Nos pontos vermelhos os locais onde a Atlântida poderia ter existido).
Dizia-se que Atlântida era uma terra de grande beleza, lar de uma civilização avançada com enormes riquezas. A imagem romântica de uma ilha fabulosa engolida pelo mar significa que sua localização foi vista antes da época de Platão apesar de ninguém ter certeza de que ela realmente existiu. Vários locais são apontados como a sede de Atlântida, incluindo a Suécia e Nova Zelândia! Alguns especialistas acreditam que seja a Ilha de Creta.
A primeira informação concreta sobre a Atlântida vem do filósofo grego Platão, que viveu no século 4 a.C. Nos seus diálogos Timeu e Crítias, o filósofo citava a história Atlanta originária de “antigas tradições”, repassadas por um sacerdote egípcio ao estadista ateniense Solon, do século 7 a.C.
De acordo com as teorias de Platão os atlantes viviam em uma esplêndida cidade circular numa ilha-continente logo além das Colunas de Hércules (nome grego do Estreito de Gibraltar). Muito inteligentes, eles construíram palácios finamente decorados, à beira de canais circulares que davam acesso a excelentes portos.
O filósofo ficou fascinado pela constituição Atlanta, segundo a qual leis outorgadas pelos deuses definiam que uma reunião anual de cidadãos da ilha servia para resolver todas as disputas de forma equilibrada.                                                                                                         
A harmonia, porém, não permaneceu para sempre: a ambição e o desejo de poder causaram a fúria dos deuses, e Atlântida foi atingida por terremotos, tempestades e enchentes, até o seu desaparecimento total.
Platão trouxe a público a primeira informação concreta sobre os atlantes, mas o tema não despertou maior atenção até a Renascença, época em que as navegações oceânicas e referências enigmáticas sobre outros povos nas tradições de culturas nativas americanas deram novo fôlego às especulações. Até mesmo Francis Bacon, no século 17 lançou as bases do método científico, considerando plausível uma ligação Novo Mundo/Atlântida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */