Óleo de peixe protege o coração, dizem cientistas
Do nosso colaborador em Dallas, Bruno Antonio
Suplementos de óleo de peixe podem proteger o coração dos danos causados pela poluição e a vida sedentária, foi o que mostrou um estudo feito recentemente pela divisão de ambiente e saúde pública da Carolina do Norte, nos EUA.
Pesquisas anteriores já mostraram que a exposição a partículas poluentes no ar causam uma série de problemas de saúde, como asma, acidente vascular cerebral, arritmia e insuficiência cardíaca. Há uma forte hipótese de que a poluição altera os níveis de gordura no sangue e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Os pesquisadores americanos resolveram testar o efeito do ômega 3 em pessoas expostas a altas concentrações de poluentes e vidas sedentárias.
Esse ácido graxo tem ação benéfica sobre a proporção de gorduras "boas" e "ruins" no sangue. Foi a primeira vez que um estudo controlado mostrou a associação entre o consumo dos suplementos de óleo de peixe e a menor alteração dos níveis de gordura no sangue e na variabilidade da frequência cardíaca, fatores que aumentam o risco de problemas cardíacos.
Os pesquisadores observaram que, entre os que consumiram suplementos de óleo de oliva, as alterações na frequência cardíaca e nos níveis de gordura do sangue foram muito maiores do que as constatadas no grupo que tomou suplementos de óleo de peixe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário