/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 18, 2016

AR-DIÁRIO; "S. PAULO e LONDRES VISTAS A 400 KM""

NASA MAPEIA VISTAS NOTURNAS DE DUAS CIDADESSão Paulo foi uma das cidades registradas pelos astronautas da EEI. As áreas esverdeadas mostram os bairros mais antigos, iluminados por lâmpadas de vapor de mercúrio; os mais novo, com lâmpadas de sódio, aparecem nas regiões alaranjadas. À direita, Santos e São Vicente.
Anos de trabalho e aperfeiçoamento técnico possibilitaram que astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) registrassem impressionantes imagens de algumas das principais cidades da Terra à noite.
As fotos foram registradas entre 2007 e 2008, e, segundo a Nasa, mostram como "as luzes das cidades apresentam uma prova espetacular da nossa existência, nossa distribuição e nossa habilidade para mudar o ambiente em que vivemos".
No início do projeto, os astronautas encontraram dificuldades para obter fotografias nítidas, já que as lentes precisam de um grande tempo de exposição, mas a EEI se move rapidamente.
Eles então desenvolveram um tripé colocado sobre uma plataforma que pode ser movida lentamente, compensando a rotação da Terra e o deslocamento da EEI, e possibilitando fazer imagens mais definidas.
Londres, por exemplo, apresenta as características típicas das cidades europeias, segundo os astronautas: as avenidas e estradas correm para fora do centro, como 'teias de aranha brilhantes' (Fotos: Nasa)
Além destas fotos de duas cidades, foram fotografadas ainda: Tóquio (JAP), Los Angeles (EUA) Buenos Aires (ARG) e Coréia do Sul, todas a uma distância entre 350 e 400 km da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */